A síndrome da fadiga crônica é uma doença caracterizada por uma fadiga extrema que não pode ser explicada por qualquer condição médica subjacente. A fadiga pode piorar com a prática de atividade física ou mesmo mental, mas também não melhora com o repouso.


CAUSAS
A causa da síndrome é desconhecida, embora existam muitos especialistas que sugiram que pode variar desde infecções virais até mesmo o estresse psicológico (alguns acreditam que a síndrome pode ser desencadeada por uma combinação de fatores: infecções virais, problemas no sistema imunológico e desequilíbrios hormonais).

Não há nenhum teste único para confirmar um diagnóstico. Para se fazer um diagnóstico será necessário de uma variedade de exames para descartar outros problemas de saúde que têm sintomas semelhantes.

TRATAMENTO

O tratamento consiste no alívio dos sintomas e o mais eficaz tem uma abordagem em duas vertentes, que combina ajuda com um programa de exercícios suaves e ajuda psicológica.⠀

As orientações contidas aqui têm como objetivo único oferecer informações gerais aos pacientes. No entanto, o mesmo não visa substituir a consulta médica presencial com o médico especialista responsável, como também, não visa qualquer tipo de diagnóstico prévio. A linguagem foi adaptada para a compreensão do paciente.

Fonte: Paulo Wagner-Neurocirurgia: CRM/CE 9404 • RQE 5361

By |Published On: 08/10/2020|Categories: blog|