O vasoespasmo é o estreitamento das artérias cerebrais, afetando principalmente as artérias que irrigam áreas nobres: artéria cerebral média e cerebral anterior, provocando danos cerebrais. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, o vasoespasmo ocorre devido ao acúmulo de sangue no espaço sub aracnoide encefálico e decorre, ainda, da ruptura de aneurismas cerebrais. O especialista destaca ainda outras enfermidades que podem levar ao quadro de vasoespasmo: sangramento de uma malformação arteriovenosa, vasculite, traumas e a Síndrome da Vasoconstrição Reversível.
O paciente diagnosticado com vasoespasmos costuma apresentar os seguintes sintomas: fortes dores de cabeça, irritação nas meninges, febre baixa, hipertensão arterial e taquicardia. Esses sinais costumam preceder a ocorrência da enfermidade. Algumas pessoas podem apresentar ainda sonolência, torpor e confusão mental, porém esses sintomas são mais específicos e não são registrados em muitos pacientes.
Por ser uma enfermidade de alta gravidade e que pode levar à morte, o vasoespasmo precisa ser acompanhado atentamente, conforme alerta o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Caso o estreitamento se agrave, pode ser necessário entubar e sedar o paciente, iniciando os procedimentos de terapia neurointensiva, objetivando evitar o insulto isquêmico cerebral. Podendo usar medicações, como: nimodipina, sulfato de magnésio e estatinas. O doppler transcraniano pode fechar o diagnóstico.
Um dos procedimentos cirúrgicos utilizados para controlar o vasoespasmo e frear sua evolução é a realização de uma angioplastia/cateterismo arterial, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Durante essa cirurgia, o tratamento é realizado com a inserção de microcatéteres, que injetarão drogas intra-arteriais: papaverina ou nicardipina que devolverão a dilatação normal aos vasos. Menos invasivo, esse procedimento tem bons resultados.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento do vasoespasmo, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias do crânio, da coluna vertebral e dos nervos periféricos. Estes procedimentos terapêuticos têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal e não apresente sequelas devido à falta de oxigenação no cérebro. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o vasoespasmo? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.