O QUE É?

Gliomas de Baixo Grau (GBC), Astrocitoma, Oligodendroglioma, Meningioma, Neuroma do Acústico, Adenoma Pituitário, Craniofaringioma, Cisto da Fissura de Rathke, Cisto Colóide, Hemangioblastoma, Linfoma do Sistema Nervoso Central, Cordoma, Ganglioglioma, Paraganglioglioma, Ependimoma, Tumor Neuroectodérmico Primitivo (PNET), Tumores Epidermóide e Dermóide, Tumores da Região Pineal, Tumores do Plexo Coróide, Tumores Cerebrais Primários Variados.

Os tumores cerebrais primários originam-se de qualquer tipo de células cerebrais ou da medula espinhal e, em alguns casos, os tumores formados combinam esses dois tipos de células. O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho ressalta que os tumores cerebrais primários podem ser causa de metástases cerebrais, e causam maiores danos, pois se disseminam localmente e destroem células nervosas.

SINTOMAS

Os sintomas causados por tumores cerebrais primários podem ser generalizados ou específicos, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Os sintomas generalizados são: aumento da pressão no interior do crânio, dores de cabeça, vômitos ou visão embaçada, sonolência excessiva e, em alguns casos, coma. Já os sintomas específicos relacionam-se de acordo com a parte do cérebro ou órgão do sistema nervoso central afetado, podendo causar, por exemplo, fraqueza de partes do corpo, comprometimento da coordenação motora, crise convulsiva, dificuldade de fala ou alterações de personalidade.

INDICAÇÃO

Para o tratamento dos tumores cerebrais primários pode ser recomendado a realização de cirurgias, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, combinadas a terapias radiológicas ou quimioterápicas.

PROCEDIMENTO

Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, na cirurgia para o tratamento dos tumores cerebrais primários é retirado todo o tumor ou a maior parte possível, evitando sequelas. O especialista destaca que alguns tumores podem ser curados apenas com o procedimento, como os meningeomas, ependimomas, gangliogliomas e astrocitomas cerebelares. Mesmo não sendo capaz de curar por completo alguns tipos de tumores cerebrais primários, o neurocirurgião afirma que o procedimento pode ajudar a diminuir a pressão intracraniana e aliviar os sintomas de alguns tipos desta doença, como as dores de cabeça.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento dos tumores cerebrais primários, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre os tumores cerebrais primários? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTAi