O QUE É?

O traumatismo cerebral em crianças acontece quando, após uma lesão no crânio, o cérebro é afetado. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, a faixa etária onde são registrados o maior número de traumatismo cerebral em crianças é de zero aos quatro anos. Nesta faixa etária, as principais causas de traumatismo cerebral em crianças são: colisões automobilísticas, atropelamentos, acidentes de bicicleta e quedas. Além destes eventos, o traumatismo cerebral em crianças pode ocorrer ainda por maus tratos. Um destes casos é a “síndrome do bebê sacudido”.

SINTOMAS

Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, o traumatismo cerebral em crianças deve ser acompanhado com muita atenção, para que não haja evolução crítica do quadro. Em alguns casos, os menores que sofrem esse tipo de lesão podem apresentar: sangramentos graves na cabeça ou no rosto, saída de sangue ou de líquidos transparentes pelo nariz ou ouvido, dor de cabeça intensa, desmaio, perda de consciência, sonolência, olho roxo ou manchas na orelha, confusão, perda de equilíbrio, fala alterada, perda de memória ou, ainda, alterações visuais.

INDICAÇÃO

O tratamento do traumatismo cerebral em crianças é realizado de acordo com a gravidade da lesão, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Em caso de danos graves podem ser utilizados anti-convulsivantes, para evitar uma crise convulsiva, e internação numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

PROCEDIMENTO

Em caso de lesões graves, com a ocorrência de hemorragias internas, pode ser necessária a realização de cirurgias, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Nestes procedimentos, a causa do sangramento é identificada e interrompida. A lesão é tratada, impedindo que evolua causando sequelas ou, ainda, a morte do paciente.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento do traumatismo cerebral em crianças, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir as complicações causadas pelo trauma, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal, sem sequelas. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o traumatismo cerebral em crianças? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTAi