O torcicolo é uma tensão involuntária dos músculos do pescoço onde a cabeça projeta-se para um lado e o queixo para o outro. Mais comum em mulheres e pessoas de meia idade, o torcicolo pode ser causado por má postura ao sentar-se para utilizar o computador, em casa ou no trabalho ou, ainda, dormir em uma posição incorreta.
No entanto, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho destaca que, em alguns casos, quadros graves de ansiedade e estresse podem tencionar os músculos do pescoço de tal forma que levam a um quadro de torcicolo.
Embora se trate de uma enfermidade relativamente comum, o especialista destaca a existência de diversos tipos de torcicolo, como o congênito, dermatogênico, espasmódico, vestibular e ocular.
Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, o principal sintoma do torcicolo é a dor na região do pescoço e a limitação dos movimentos da cabeça. Contudo, alguns pacientes podem relatar os seguintes sintomas: dor de cabeça, tremor no pescoço, inchaço nos músculos do pescoço, o ombro mais alto em relação ao corpo ou, ainda, dor sensível ao toque.
O tratamento do torcicolo, em muitos casos, envolve a utilização de técnicas não-cirúrgicas, como a fisioterapia, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Em outros casos pode ser aplicada ainda a terapia de microcorrentes, com o envio de sinais elétricos ao pescoço, o uso de medicamentos como relaxantes musculares ou analgésicos ou, ainda, repouso.
Contudo, quando estas técnicas não produzem o efeito desejado ou ocorre a piora das dores provocadas pelo torcicolo pode ser necessária a realização de uma cirurgia.
Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, para os casos mais difíceis, pode ser tentado uma estimulação da medula dorsal, uma rizotomia seletiva e secção do nervo espinhal acessório, uma injeção com de toxina botulínica ou até mesmo realizar a eletrocoagulação estereotáxica do campo H1 de Forel.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento do torcicolo e de outras enfermidades que acometem a cabeça e o pescoço, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna cervical. Estas operações têm como objetivo diminuir a gravidade das lesões e dar mais qualidade de vida aos pacientes afetados por estes problemas. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre os tumores de coluna e medula espinhal? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.