O QUE É?

A síndrome facetária, também conhecida como dor facetária, é a inflamação das facetas articulares (articulações de atrás das vértebras). Enfermidade muito comum, principalmente entre os mais idosos, as principais causas da síndrome facetária são inflamações, infecções e degeneração (desgaste) das vértebras, podendo ser reflexo do desgaste dos discos, que não as amortecem mais.

SINTOMAS

Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, os pacientes diagnosticados com a síndrome facetária apresentam sintomas que variam de acordo com a localização da articulação afetada e dos nervos envolvidos.

Por exemplo, quando a enfermidade afeta o pescoço ou a coluna cervical, o paciente pode apresentar dores localizadas ou que se irradiam para o dorso, dores de cabeça e dificuldades ao movimentar a cabeça.

Já quando a síndrome facetária afeta as articulações da parte inferior das costas ou a coluna lombar, as queixas mais comuns são dores nas costas que se irradiam das nádegas para os pés, dificultando o caminhar ou até mesmo o ato de ficar de pé.

INDICAÇÃO

O tratamento da síndrome facetária, em um primeiro momento, envolve a utilização de técnicas não-cirúrgicas, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Dentre estas técnicas estão a correção de postura, modificação das atividades cotidianas, exercícios diários, uso de fisioterapia, aplicação de medicamentos como anti-inflamatórios, esteróides ou analgésicos ou, ainda, o uso do bloqueio facetário.

Contudo, quando esses tratamentos não apresentam os resultados necessários ou há o agravamento dos sintomas, o neurocirurgião alerta para a necessidade de uma cirurgia

PROCEDIMENTO

Dentre os procedimentos cirúrgicos utilizados para o tratamento da síndrome facetária está a denervação facetária (quando os nervos das articulações são destruídos utilizando radiofrequência, impedindo que o sinal da dor seja transmitido).

Outra técnica utilizada para o tratamento desta enfermidade é a fusão espinhal, ou artrodese, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Nessa técnica, uma

ou mais vértebras da coluna vertebral são fundidas, impedindo que se movam umas contra as outras.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento da síndrome facetária e de outras enfermidades que acometem a coluna vertebral, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir a gravidade das lesões e dar mais qualidade de vida aos pacientes afetados por estes problemas. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre os tumores de coluna e medula espinhal? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA