Síndrome do desfiladeiro torácico é a compressão de nervos e vasos sanguíneos do desfiladeiro torácico, região entre a primeira costela e a clavícula, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
A síndrome do desfiladeiro torácico pode ser causada por alterações anatômicas, como a presença de uma pequena costela extra na região do pescoço ou hipertrofia muscular (muito vista em atletas e é caracterizada pelo aumento dos músculos) ou, ainda, propensão genética a essa enfermidade.
Os pacientes diagnosticados com Síndrome do desfiladeiro torácico costumam queixar-se de fraqueza nos braços, dor e formigamento, principalmente no quarto e quinto dedo da mão, assim como, vermelhidão ou aparência azulada na pele, consequência de problemas com o fluxo sanguíneo.
O especialista explica ainda que pode ser relatada uma sensação geladas nos braços e a dificuldade em realizar atividades que envolvam levantar os membros superiores.
O tratamento da Síndrome do desfiladeiro torácico varia de acordo com a intensidade dos sintomas e evolução da doença, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Em casos moderados, a síndrome do desfiladeiro torácico é tratada com a mudança no estilo de vida, redução do peso corporal e utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além da realização de fisioterapia.
Quando o uso de medicamentos e a fisioterapia não trazem o alívio esperado, pode ser necessária a realização de cirurgia para corrigir a compressão do plexo braquial, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
No procedimento, os nervos afetados pela síndrome são descomprimidos, aliviando rapidamente os sintomas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Como parte do tratamento da Síndrome do desfiladeiro torácico e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio, coluna e nervos periféricos. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: http://gustavopinheiro.net/pw/coluna-e-medula/.
specializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre Síndrome do desfiladeiro torácico? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.