A sacroplastia percutânea é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de fraturas causadas pela metástase sacra, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
As fraturas sacras são consequência de traumas, quadros de osteoporose avançada ou, ainda, após sessões de radioterapia, reflexo do enfraquecimento da estrutura óssea em alguns pacientes que sofrem de metástase da coluna vertebral.
A realização da sacroplastia percutânea é recomendada para pacientes portadores de osteoporose ou, ainda, metástase da coluna vertebral, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
A realização do procedimento traz melhora quase que imediata nas dores sentidas pelos doentes, que relatam ainda melhora em sua qualidade de vida.
A sacroplastia percutânea é indicada para os portadores de fraturas desencadeadas por quadros de osteoporose ou metástase da coluna vertebral. Na osteoporose, a ausência de cálcio causa o enfraquecimento dos ossos da região, que acabam sendo corroídos.
A mesma corrosão é vista também em pacientes portadores de câncer que se espalham para os ossos da coluna vertebral. O tratamento é recomendado ainda para fraturas graves.
A sacroplastia percutânea é realizada através da inserção de uma pequena cânula, guiada por raios-X até a vértebra fraturada, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Quando dentro da vértebra, um pequeno balão é inserido e inflado, restaurando parcialmente a vértebra e criando ainda uma cavidade, preenchida posteriormente pelo cimento ósseo.
Ainda segundo o especialista, o paciente receberá sedação durante a duração do exame. Após a realização da punção, o paciente deve ficar em repouso. Alguma sensibilidade na região do exame pode ser relatada por alguns dias, mas a dor na coluna diminuirá rapidamente após a técnica.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Como parte da aplicação da sacroplastia percutânea e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: http://gustavopinheiro.net/pw/coluna-e-medula/.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de sacroplastia percutânea? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.