A radiculopatia é a inflamação das raízes nervosas (feixes de fibras nervosas emparelhadas que se estendem a partir da medula espinhal através de aberturas ao lado de cada vértebra). Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, a causa mais frequente da radiculopatia é uma pressão direta exercida por hérnia de disco ou alterações degenerativas na coluna vertebral. Essas pressões causam irritações e inflamações das raízes nervosas afetadas.
Os pacientes diagnosticados com radiculopatia relatam sintomas que variam de acordo com a área afetada, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. No caso da radiculopatia lombar, os sintomas abrangem principalmente a dor ciática (irradiando-se das nádegas para as pernas). Essa dor pode ser desde algo incômodo e difícil de localizar até uma dor forte e marcada por queimação intensa. Já entre os pacientes diagnosticados com radiculopatia cervical, os principais sintomas são dor, dormência, fraqueza que se estende do pescoço aos ombros e braços, dor de cabeça, prejuízo dos reflexos dos braços ou, ainda, hipersensibilidade ao toque.
O tratamento da radiculopatia envolve, inicialmente, a utilização de terapias não-cirúrgias, como fisioterapia, uso de medicamentos como anti-inflamatórios, anti-depressivos, opióides ou, ainda, relaxantes musculares, além de repouso.
Contudo, quando estas técnicas não trazem a melhora esperada ou há evidências de que a pressão da raiz nervosa está causando danos aos nervos é indicada a realização de um procedimento na coluna, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Os melhores exames para o diagnóstico são a tomografia ou ressonância magnética e a eletroneuromiografia.
Nos casos de radiculopatia, o procedimento na coluna tem como objetivo aliviar os sintomas causados pela inflamação e reduzir os danos causados pela pressão na área. Uma das técnicas muito utilizadas para pacientes diagnosticados com essa enfermidade é a descompressão medular realizada com métodos pouco invasivos. Neste tipo de procedimento, o cirurgião através de técnicas minimamente invasivas realiza o tratamento da hérnia discal, permitindo ao paciente um retorno mais rápido a sua vida normal.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento da radiculopatia e de outras enfermidades que acometem a coluna vertebral, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir a gravidade das lesões e dar mais qualidade de vida aos pacientes afetados por estes problemas. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre os tumores de coluna e medula espinhal? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.