A compressão do ramo profundo do nervo radial, também chamado de nervo interósseo posterior, ocorre quando o nervo é pressionado em qualquer ponto ao longo de sua extensão. Esse nervo se origina do nervo radial e é responsável por fornecer sensibilidade ao punho e ao músculo supinador.
Pacientes com essa condição costumam sentir dor nos músculos do antebraço e, ocasionalmente, nos músculos do braço. Dormência é incomum, mas pode haver fraqueza nos dedos.
O tratamento varia conforme a gravidade. Em casos moderados, recomenda-se o uso de analgésicos, evitar esforços físicos intensos e imobilizar o punho durante a noite. Se os medicamentos e terapias não forem suficientes, pode ser necessária a cirurgia para descomprimir o nervo. A abordagem cirúrgica pode ser anterior ou posterior, dependendo dos exames clínicos e eletroneuromiográficos, com incentivo à mobilização precoce e fisioterapia no pós-operatório.
O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, especializado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), dedica-se ao estudo de patologias da coluna vertebral, nervos periféricos e tumores. Com amplo conhecimento em técnicas modernas e minimamente invasivas, ele realiza cirurgias em mãos, tendões e nervos, buscando aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Ele utiliza métodos precisos e seguros no tratamento de doenças complexas, sempre focando em proporcionar diagnósticos detalhados e tratamentos eficazes para seus pacientes.
Clique no botão abaixo para agendar sua consulta: