A Compressão do Nervo Urnal no Cotovelo (SINDROME DO TUNEL CUBITAL)

O Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho é neurocirurgião especializado no tratamento de doenças da coluna vertebral, nervos periféricos e tumores. Ele oferece soluções modernas e precisas para a compressão do nervo ulnar no cotovelo.

A compressão do nervo ulnar no cotovelo, conhecida como síndrome do túnel cubital, é uma doença que causa a compressão do nervo ulnar na região do cotovelo. O nervo ulnar é responsável pela sensibilidade do dedo mínimo e parte do dedo anelar, além de ajudar nos movimentos de pequenos músculos da mão.

Em alguns casos, não há uma causa identificada para a compressão do nervo ulnar, enquanto em outros, a doença pode surgir como consequência do uso repetitivo do cotovelo, fraturas ou luxações na região.

Os pacientes diagnosticados com compressão do nervo ulnar no cotovelo costumam relatar formigamento ou dormência nos dois lados do dedo mínimo e anular, na metade da palma da mão e do dorso na região imediatamente abaixo desses dedos. Também pode ocorrer fraqueza e dores nas mãos e no cotovelo. Se não tratado, a pessoa pode apresentar perda de sensibilidade nas mãos.

O tratamento da compressão do nervo ulnar varia de acordo com a intensidade dos sintomas e do avanço da doença. Para pacientes com sintomas brandos e intermitentes, a recomendação é evitar atividades que agravem os sintomas, imobilizar a região do cotovelo durante a noite e iniciar a prática de reabilitação para fortalecer os ligamentos e tendões da região.

Quando essas práticas não trazem alívio, pode ser necessária a realização de cirurgia para corrigir a compressão do nervo. Dentre as técnicas utilizadas estão a descompressão simples, que restaura o nervo em sua posição habitual, e a descompressão com transposição anterior, que reposiciona o nervo para um local não comprometido pela inflamação.

O neurocirurgião especializado realiza cirurgias de braços, tendões e ligamentos, visando reduzir os sintomas da compressão do nervo ulnar e permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação pós-operatória mais fácil, pode-se optar por procedimentos minimamente invasivos.

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta:

Fale Conosco

Entre agora em contato e agende sua Consulta!

Segunda – Sexta-Feira: 08:00h – 17:00h