O QUE É?

A malformação de Chiari ou Síndrome de Arnold-Chiari, é uma má formação rara e congênita do sistema nervoso central, onde o cerebelo entra no canal vertebral, causando um problema de circulação do líquido cefalo-raquidiano, líquido que envolve todo o sistema nervoso central, o crânio e o canal vertebral. Atinge principalmente as mulheres.

SINTOMAS

Os acometidos pela Malformação de Chiari, cujos sinais se manifestam entre a terceira e a quarta décadas de vida, apresentam dor cervical, dor de cabeça intensa, fraqueza muscular, dormência, alteração na sensibilidade dos músculos e problemas de equilíbrio. Além destes sinais, os portadores desta enfermidade podem apresentar também vertigens, distúrbios visuais, dificuldades para engolir, palpitações, apneia do sono e fadiga crônica.

INDICAÇÃO

Embora se trate de uma malformação congênita é importante que os portadores da Síndrome de Arnold-Chiari sejam acompanhados por um neurocirurgião, conforme destaca o Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Essa postura é fundamental para que o especialista acompanhe a evolução da doença, indicando o melhor momento para a realização de cirurgia e impedindo que os sintomas relacionados a ela comprometam a capacidade neurológica das pacientes.

PROCEDIMENTO

A Malformação de Chiari é tratada com a realização de uma cirurgia para descompressão da base do cérebro (conhecida também por fossa posterior), conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Nesse procedimento será realizada uma pequena incisão na parte de trás da cabeça, retirado um pequeno pedaço da base do crânio, descomprimindo a região. Em alguns casos também poderá ser um retirado um pequeno pedaço do osso da parte superior da coluna, permitindo que o líquido cefalo-raquidiano circule normalmente.

O neurocirurgião explica ainda que os sintomas causados pela malformação são tratados com medicamentos que aliviam o incômodo, como drogas que combatam os enjoos e os vômitos provocados pela Malformação de Chiari.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento da Malfomação de Chiari e de outras enfermidades que acometem a coluna vertebral e o crânio, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio e coluna. Estas operações têm como objetivo corrigir malformações congênitas e dar mais qualidade de vida aos pacientes afetados por estes problemas. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, sempre atualizadas, seguras e com alta tecnologia. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a Malformação de Chiari? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA