O QUE É?

A lombalgia é uma dor na região lombar (área situada na região mais baixa da coluna, próximo à bacia) e que, em alguns casos, se irradia para a região das nádegas e das coxas. As dores provocadas pela lombalgia são classificadas como agudas (com duração de quatro a seis semanas) ou crônicas (duram por um período superior a 12 semanas).

Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, a lombalgia pode ser causada pelos seguintes fatores: esforços repetitivos, excesso de peso/sobrepeso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, má postura, sedentarismo, osteoartrose na região da coluna, osteofitose (também conhecido como bico de papagaio), discopatias e osteoporose.

SINTOMAS

Os portadores de lombalgia costumam apresentar os seguintes sintomas: dor intensa nas costas, dores no quadril, virilhas, coxas e parte inferior das coxas, dificuldades para permanecer sentado com as costas eretas, maior tensão dos músculos na região das costas, piora da dor nas costas ao inclinar o corpo para trás e sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico pode ser estabelecido pela tomografia ou ressonância magnética da coluna lombar.

INDICAÇÃO

O tratamento para lombalgia pode ser realizado com o emprego de massagens, alongamentos, uso de bolsas de água quente e a ingestão de anti-inflamatórios, anti-depressivos, neurolépticos, relaxantes musculares, acupuntura, fisioterapia e/ou musculação para diminuir a dor nas costas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Em casos de lombalgia grave, ou quando os tratamentos fisioterápicos e com o emprego de outras terapias não mostra resultado, pode ser necessária a realização de um procedimento minimamente invasivo: rizotomia ou denervação (a depender da avaliação médica), conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

PROCEDIMENTO

Nestes procedimentos, o neurocirurgião realiza infiltrações com ou sem radiofrequência, para tratar estruturas da coluna que estão causando a lombalgia. Esses procedimentos, considerados pouco invasivos, amenizam as dores da enfermidade e facilitam os movimentos e o retorno à vida normal.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento da lombalgia de outras enfermidades que acometem a coluna vertebral e o crânio, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo reduzir as dores na região da coluna vertebral e dar mais qualidade de vida aos pacientes afetados por estes problemas. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a lombalgia? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA