A lise de aderência por epiduroscopia é um procedimento minimamente invasivo empregado para diminuir as dores na coluna, principalmente em pacientes que já realizaram cirurgias na região, mas ainda sentem fortes dores, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Durante o procedimento, as aderências e fibroses existentes nos espaços dentro da coluna são soltas. É a chamada “lise”. O neurocirurgião pontua que esse tipo de aderência é vista com certa frequência em pacientes portadores da síndrome pós-laminectomia, que é a persistência da dor naqueles que já realizaram cirurgias de coluna.
A realização da lise de aderência por epiduroscopia é indicada também para pacientes portadores de hérnia de disco e que já realizaram outros procedimentos, sem sucesso. De acordo com o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, as fibroses que se formam nos espaços peridurais dos pacientes que já operaram a coluna anteriormente podem contribuir para a manutenção da dor.
O tratamento da lise por aderência por epiduroscopia é realizada através da introdução de um endoscópio no espaço epidural, localizado dentro do canal vertebral, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Durante o procedimento são injetados medicamentos, como anestésicos locais, corticóides para diminuir a dor durante a movimentação do aparelho que irá soltar as aderências.
Ainda segundo o especialista, o paciente receberá sedação durante a duração do exame, para diminuir o desconforto provocado pela utilização do endoscópio.
Após a realização do teste, a recomendação é de que o paciente faça repouso por 24 horas, evitando movimentos bruscos, sobretudo na área onde o instrumento foi inserido.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte da aplicação da lise de aderência por epiduroscopia e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de lise de aderência por epiduroscopia? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.