O QUE É?

As lesões em chicote da medula ocorrem geralmente em acidentes de carro, quando o pescoço é projetado totalmente para a frente e, em seguida, sofre um rápido movimento oposto. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, algumas pessoas subestimam as lesões em chicote da medula, acreditando que a única consequência grave desse episódio é a dor no pescoço. No entanto, deve-se ter atenção a esta doença, pois o prognóstico é difícil de prever. Existindo ainda alguns determinantes que predizem uma pior evolução: déficits neurológicos, degeneração articular prévia, dor entre as escápulas.

SINTOMAS

Os pacientes que sofrem lesões em chicote da medula podem não sentir dor imediatamente, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Em geral, o desconforto aparece no dia seguinte, acompanhado dos seguintes sintomas: limitações do movimento cervical, pontadas fortes ao longo do braço, dor de cabeça, tontura, náusea, vômitos, confusão, visão turva, formigamento no pescoço e nas mãos, dor na mandíbula e, em alguns casos, dificuldades para engolir.

INDICAÇÃO

O tratamento das lesões em chicote da medula incluem o uso de analgésicos e antiinflamatórios, além de relaxantes musculares para controlar o desconforto causado pelo trauma, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Por vezes, podendo ser usado a toxina botulínica. Além disso, o paciente deve se submeter à fisioterapia, com terapias manuais e mecânicas para recondicionar os músculos do pescoço e, em alguns casos, a utilização de um colete cervical com o objetivo de diminuir o desconforto causado pela dor.

PROCEDIMENTO

Quando as lesões em chicote da medula causam lesões ligamentares ou discais traumáticas ao paciente, pode ser necessária a realização de uma cirurgia, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. O procedimento busca corrigir vértebras e discos que tenham saído do lugar ou ficado instáveis e diminuir o desconforto e as dores sentidas pelo paciente.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento das lesões em chicote da medula, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre as lesões em chicote da medula? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA