A lesão do gânglio dorsal por radiofrequência pulsada, conhecida também como rizotomia, é um procedimento pouco invasivo utilizado para o tratamento das lombalgias, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. De acordo com o especialista, a lesão do gânglio dorsal por radiofrequência pulsada envolve o bloqueio do ramo medial da coluna vertebral através da colocação de um eletrodo, pelo médico, sobre o gânglio dorsal da coluna lombar. Este eletrodo conectado ao um gerador transmite ondas de radiofrequência, modulando o funcionamento dos receptores responsáveis pela dor.
Os pacientes submetidos à técnica de rizotomia apresentam melhora nos sintomas da lombalgia em poucas horas, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Não costuma haver contraindicação para a execução do procedimento, podendo desta forma ser utilizado no paciente que apresentar fortes dores, que não respondem ao uso de medicamentos tradicionais.
O uso da lesão do gânglio dorsal por radiofrequência pulsada é indicada para os pacientes portadores de dor lombar também conhecido por lombalgia.
A aplicação da rizotomia é realizada com a utilização de anestesia local ou sedação leve, caso o paciente se sinta desconfortável em estar consciente durante a realização do tratamento, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Ainda segundo o especialista, a utilização da lesão do gânglio dorsal por radiofrequência pulsada dura poucos minutos, requer curto período de repouso após a aplicação, podendo retornar rapidamente às suas atividades habituais.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de discografia intervertebral? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.