A Hidrocefalia é uma enfermidade causada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano no interior da cavidade intracraniana (ventrículos e cisternas). O excesso de líquido aumenta a pressão intracraniana no cérebro, podendo causar lesões no tecido cerebral, inchaço e se for criança pode causar aumento do crânio. O surgimento do quadro de hidrocefalia pode ocorrer sem um motivo aparente, sendo provocado, em alguns casos, pela obstrução da drenagem do líquido ao longo do encéfalo e medula ou produção excessiva de líquido pelo cérebro.
Os sintomas da hidrocefalia costumam variar de acordo com a faixa etária do paciente, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Em bebês, por exemplo, o especialista destaca como principais sintomas a cabeça maior que o normal, vômitos, sonolência, irritabilidade e convulsões.
Crianças mais velhas diagnosticadas com hidrocefalia podem se queixar de dores de cabeça, visão turva, náusea, problemas de equilíbrio, convulsões, falta de apetite, além de apresentar um aumento anormal na cabeça.
Em adultos, o Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica que a hidrocefalia causa dor de cabeça, deficiência visual e declínio da memória. Já em idosos, as principais queixas são perda de memória, perda da capacidade de controlar a bexiga, dificuldades para caminhar e movimentos muito lentos.
O tratamento da hidrocefalia consiste em reduzir e corrigir os danos causados pelo acúmulo de líquido, corrigindo seu fluxo no cérebro. Para isso, é necessária a realização de uma cirurgia de derivação (shunt), conforme explica o neurocirurgião Paulo Linhares Lima Filho.
Para evitar o acúmulo de líquido cefalorraquidiano no cérebro é realizada uma cirurgia para colocação de um cateter flexível, que envia o líquido acumulado para outras partes do corpo (mais comum: cavidade abdominal). Em alguns casos pode ser realizado ainda uma terceiroventriculostomia endoscópica, para reduzir a pressão intracraniana, pois trata a hidrocefalia. Em pacientes com quadros graves de hidrocefalia, caso não tratados, pode levar a morte encefálica.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento da hidrocefalia, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a hidrocefalia? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.