A hérnia dos discos intervertebrais é uma doença que atinge com mais frequência as regiões lombar e cervical, já que essas áreas suportam mais peso e tem mais movimento, respectivamente, e ocorre quando parte de um dos discos intervertebrais sai de sua posição normal, comprimindo as raízes nervosas da coluna vertebral. Embora se trate de uma enfermidade muito comum (cerca de 80% das pessoas apresentarão uma dor ao longo da vida), o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho alerta que a doença é dolorosa e, se não tratada, pode se tornar crônica e de difícil manuseio.
Os pacientes diagnosticados com hérnia dos discos intervertebrais apresentam os seguintes sintomas: dor nas costas, dor ao ficar com a perna estendida, dificuldade em permanecer sentado por mais de 10 minutos, redução de força nas pernas, formigamento nos membros, dificuldades para segurar a urina, dores de cabeça que saem da nuca e atingem os ombros e dificuldades para se locomover.
As hérnias dos discos intervertebrais podem ser tratadas com terapias não invasivas. Um desses tratamentos envolve a utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de relaxantes musculares e, em alguns casos, medicamentos opióides. Além destes medicamentos, pode ser receitado um período de repouso, para o alívio das dores, e a realização de fisioterapia, como a prática de exercícios de RPG, corrigindo a postura do paciente. Pode ser recomendada também a utilização da acupuntura para aliviar as dores típicas da doença.
Quando os tratamentos não invasivos não trazem melhora, pode ser necessária a realização de uma procedimentos minimamente invasivos percutâneos, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. O procedimento pode ser realizado via endoscópio, para reparar os discos lesionados.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento da hérnia dos discos intervertebrais, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a hérnia dos discos intervertebrais? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.