O QUE É?

O hematoma subaracnoide é uma hemorragia onde o sangue preenche os espaços no cérebro ocupados com fluido cerebroespinhal e são provocados, em sua maioria, por acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos. A enfermidade é bem delicada, e os pacientes que sobrevivem a esse tipo de episódio podem apresentar sequelas motoras e cognitivas, além de dificuldades na fala.

SINTOMAS

Os pacientes com quadros de hematoma subaracnoide costumam apresentar uma forte dor de cabeça subida, seguida de náuseas, vômitos, dor cervical, fotofobia e perda de consciência, em geral transitória. O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho destaca, ainda, que há pacientes que, antes de serem diagnosticados com hematoma subaracnoide se queixaram de paralisia de nervos cranianos, rigidez na nuca e crises epilépticas.

INDICAÇÃO

Por ser uma doença extremamente grave, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho recomenda que os pacientes, diagnosticados ou com suspeita de hematoma subaracnoide sejam acompanhados atentamente. Devendo procurar imediatamente um médico.

A indicação é de que seus sinais vitais sejam monitorados em centro de emergência e, assim que possível, seja realizada um exame de imagem da cabeça. Em algumas circunstâncias, devem ser submetidos a uma arteriografia/cateterismo da vascularização da cabeça onde pode ser diagnosticado o problema com mais precisão e até mesmo tratado a depender do caso. Para os casos mais graves, pode ser tentado a cirurgia aberta do crânio para tentar amenizar os efeitos da hemorragia.

PROCEDIMENTO

Para o tratamento dos hematomas subaracnoides, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho recomenda que, inicialmente, sejam administrados medicamentos para combater o aumento da pressão arterial e evitar o vasoespamo (“irritação” das artérias cerebrais que resulta em seu estreitamento, podendo diminuir o fluxo sanguíneo, causando isquemias).

Em seguida, o especialista recomenda que seja realizado um procedimento pouco invasivo, onde uma mola é colocada no cérebro do paciente, quando a causa é um aneurisma. Caso isto não seja possível, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica que o ideal é que seja feita uma cirurgia para que o aneurisma seja grampeado/clampeado.

É importante, porém, que estes procedimentos sejam realizados o quanto antes. A demora no tratamento do paciente aumenta as chances de morte ou de sequelas irreversíveis no sistema motor e de comunicação daqueles que sobrevivem ao hematoma subaracnoide.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento do hematoma subaracnoide, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo tratar a causa e controlar a hemorragia, permitindo que o paciente restabeleça sua vida. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais segura e com melhores chances de êxito, o especialista conta com uma equipe multiprofissional composta por neurointensivista, neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, neuroanestesista, psicólogo e clínico geral.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre os hematomas subaracnoides? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTAi