O hematoma espinhal epidural é um acúmulo de sangue localizado entre a medula e a meninge, é raro. Geralmente, costuma ser associado ao uso de medicação para afinar o sangue (anti-coagulantes). Outras situações associadas, traumas como anestesia pós punção lombar em pacientes em uso de anti-coagulantes. Mais raramente em pacientes com mal formações de artérias e veias da medula. O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho alerta para a gravidade deste incidente. Caso não seja tratado rapidamente, o hematoma espinhal epidural pode causar lesões neurológicas irreversíveis ao paciente, problemas respiratórios e até a morte.
Os sintomas do hematoma espinhal epidural tem início imediato à ocorrência da fratura, e incluem dor de cabeça que dura por horas. Essa dor pode ser acompanhada de confusão, sonolência, paralisia, colapso e coma profundo. Algumas pessoas que sofram esse tipo de hemorragia podem apresentar ainda dor lombar intensa com irradiação para os membros inferiores, chamada de radiculopatia.
Por ser uma lesão grave e que pode deixar o paciente com danos permanentes, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho destaca a necessidade de realização de cirurgia o mais rápido possível.
A cirurgia para combater o hematoma espinhal epidural tem por objetivo principal remover o coágulo para diminuir a pressão medular e eliminar a pressão direta nas raízes. O neurocirurgião explica ainda que o procedimento deve parar o sangramento e prevenir a formação de um novo hematoma espinhal epidural. Após a cirurgia, é importante avaliar ainda a evolução da sensibilidade e da força motora do paciente, para se certificar de que não ocorreram sequelas neurológicas.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento do hematoma espinhal epidural, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pelo trauma, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o hematoma espinhal epidural? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.