A encefalocele é causada por um defeito do tubo neural, onde o cérebro ou as meninges se deslocam por aberturas no crânio, reflexo desta anomalia surgida no período fetal do indivíduo, caracterizada por um defeito na ossificação da parte inferior do crânio.
A encefalocele pode se manifestar de três formas: meningocele craniana (forma mais leve da anomalia, quando as meninges se deslocam por essa abertura), meningoencefalocele (as meninges e parte do encéfalo se deslocam) e meningohidroencefalocele (as meninges e parte do sistema nervoso central se deslocam por essa falhas).
As crianças diagnosticadas com encefalocele apresentam os seguintes sintomas: acúmulo excessivo de líquido no cérebro, fraqueza nos membros superiores e/ou inferiores, falta de coordenação da musculatura esquelética, atraso no desenvolvimento mental e físico, problemas de visão e convulsões. O médico neurocirurgião Dr. Paulo Linhares Lima Filho destaca também que os portadores de encefalocele apresentam a cabeça muito pequena.
Para os bebês diagnosticados com encefalocele, o Dr. Paulo Linhares Lima Filho aponta que o único tratamento disponível é a realização de cirurgia que colocará dentro do crânio o tecido cerebral e as meninges. Com esse procedimento será possível ainda corrigir defeitos de crânio ou de face causados pela encefalocele. Já eventuais sequelas causadas pelo tipo de encefalocele diagnosticado não poderão ser tratadas cirurgicamente. Nestes casos, a recomendação é do emprego da fisioterapia para minimizar tais sequelas.
Conforme explicado anteriormente, o médico neurocirurgião Dr. Paulo Linhares Lima explica que a cirurgia para correção da encefalocele colocará para dentro do crânio o tecido cerebral, as meninges ou outras estruturas do sistema nervoso central que estejam fora de suas localizações naturais. A técnica utilizada pode, ainda, corrigir eventuais defeitos no crânio ou na face causados pela enfermidade, melhorando a qualidade de vida deste indivíduo durante seu crescimento.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Acompanhe no subgrupo “crânio” as cirurgias relacionadas para o tratamento da encefalocele, como a técnica de craniotomia e outras operações que corrigem a enfermidade e os defeitos de face e crânio causados pela anomalia, garantindo que os bebês portadores da encefalocele tenham um desenvolvimento saudável. Todos os procedimentos realizados pelo médico neurocirurgião Dr. Paulo Linhares Lima Filho estão listados neste link: http://gustavopinheiro.net/pw/cranio.
Recebeu um diagnóstico de encefalocele e gostaria de mais informações ou agendar uma consulta com o Dr. Paulo Linhares Lima Filho para discutir opções de tratamento? Clique no link http://gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento e marque um horário. O especialista fornecerá todos os dados que procura e apresentará as melhores alternativas para o tratamento.