O QUE É?

A dorsalgia, também conhecida como dor nas costas, é uma dor que pode vir dos músculos, nervos, ossos, articulações, discos ou quaisquer estruturas que estejam ligadas à coluna vertebral.

A dorsalgia pode se manifestar de forma constante ou intermitente, localizada ou difusa.  O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica que a dorsalgia pode, em alguns casos, deslocar-se pelos arcos costais (ossos que formam o tórax). Quando afeta a parte inferior da coluna, pode deslocar-se pela perna e pelo pé, incluindo fraqueza e dormência. A dorsalgia pode ser causada por traumas (como distensões musculares, fraturas ou contusões na região dorsal, atividades em posturas inadequadas, esforço físico exagerado ou quedas), degenerativas ou ainda provocadas por tumores ou alterações no metabolismo.

SINTOMAS
O paciente diagnosticado com dorsalgia pode apresentar, além das dores típicas da enfermidade, os seguintes sintomas: dificuldades para respirar, sensação de queimação nas costas e uma sensação de pontada no tórax.
INDICAÇÃO
Em casos mais brandos, a dorsalgia pode ser tratada com exercícios de reeducação postural, concomitante com o uso de medicamentos analgésicos, que diminuem a intensidade da dor, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Porém, em alguns pacientes, sobretudo naqueles em que a causa das dores é devido a degenerações ou tumores, pode ser necessária a realização de uma cirurgia.
PROCEDIMENTO
Durante o procedimento, a degeneração causadora da dorsalgia é corrigida, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. No caso de pacientes com tumores na região da coluna dorsal, o tumor é removido cirurgicamente, e o tratamento pode ser acompanhado do uso de medicamentos quimioterápicos e/ou radioterápico para evitar que a enfermidade recidive.
MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS
Como parte do tratamento da dorsalgia, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a dorsalgia? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA