O QUE É?
A dor sacroilíaca ocorre na articulação existente entre a coluna lombar e a bacia, e pode ser causada pelos seguintes fatores: diferença de tamanho das pernas, escoliose, obesidade, excessos na prática de exercícios físicos, como a corrida; cirurgia da coluna lombar, artrose e dor miofascial.
SINTOMAS
Os pacientes diagnosticados com dor sacroilíaca apresentam os seguintes sintomas: dor na região glútea, incômodo na região lombar baixa, dores na virilha e nos membros inferiores, provocados principalmente por movimentos bruscos ou, simplesmente, por sentar-se em um local incômodo ou utilizando a postura errada.
INDICAÇÃO
A dor sacroilíaca pode ser tratada com a prática de exercícios de fisioterapia, essenciais para melhorar a mobilidade do paciente, em conjunto com o programa de tarefas elaborada por terapeutas ocupacionais. Quando existe uma diferença significativa de tamanho entre as pernas, tem que ser compensada com palmilhas ortopédicas. No entanto, quando o uso de medicamentos e as terapias alternativas não dão o efeito esperado, pode ser necessária a realização de procedimentos minimamente invasivos para diminuir a inflamação às articulações causadoras da dor sacroilíaca, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
PROCEDIMENTO

Dentre os procedimentos recomendados para o tratamento da dor sacroilíaca, quando os outros tratamentos já não fazem efeito estão as infiltrações com analgésicos, corticóides e/ou anti-inflamatórios. Esses procedimentos podem diminuir as dores da inflamação, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

O especialista destaca ainda que, quando as dores provocadas pela inflamação na região sacroilíaca não são amenizadas por esses procedimentos, pode ser necessária a realização de uma ablação, ou seja, a inativação dos nervos que causam as respostas dolorosas, melhorando assim a qualidade de vida do paciente e garantindo que ele tenha uma rotina quase que normal.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS
Como parte do tratamento das dores sacroilíacas, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias dos nervos periféricos. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre as dores sacroilíacas? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA