A cefaleia, ou dor de cabeça, é uma das enfermidades mais comuns da medicina mundial, e se divide em cefaleia primária e secundária. São consideradas cefaleias primárias a enxaqueca, cefaleia de tensão, cefaleia em salvas, cefaleia nova diária e persistente, cefaleia do esforço, cefaleia de tosse, dores faciais e cefaleia por estímulo frio. Já as cefaleias secundárias são causadas por doenças, como tumores cerebrais, traumatismos cranianos, meningites, acidente vascular cerebral, hidrocefalia, herpes-zoster e aneurismas.
As dores de cabeça manifestam-se de forma súbita, crônica ou aguda e, em alguns casos, são precedidas por alguns fatores que antecedem as crises de cefaleia, como a ingestão de álcool e o consumo de queijos e vinhos. O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica ainda que, em alguns pacientes, os episódios de dores de cabeça ocorrem após o aparecimento de alguns sintomas, como alterações visuais de curta duração, pontos luminosos, irritação, falta de apetite ou depressão.
A intensidade das dores de cabeça também varia de paciente para paciente, e pode ser latejante, marcada por uma pressão, fincadas ou lancinante, e aparecer em níveis fracos, moderados, intenso, constante ou em salvas.
O tratamento para as dores de cabeça, em geral, é realizado com a indicação de medicamentos, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Esses remédios podem ser analgésicos comuns, anticonvulsionantes, produtos específicos para o tratamento de enxaquecas ou relaxantes musculares. Contudo, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho ressalta que, em alguns casos, o tratamento para as cefaleias requer intervenções cirúrgicas, como em caso de hemorragias ou aneurismas.
Nas cirurgias para tratamento de cefaleias, em especial as cefaleias por compressão do nervo trigêmio, as vias nervosas responsáveis pela dor são danificadas ou isoladas da artéria pulsante. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, em geral o nervo trigêmeo é responsável pela dor devido a pulsação de uma artéria (Artéria Cerebelar Superior) sobre o nervo, causando a dor fortíssima, também conhecida por Trigeminalgia ou Tic Douloureux.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Como parte do tratamento de dores de cabeça ou cefaleias, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo abolir ou diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: http://gustavopinheiro.net/pw/cranio.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e eficazes. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre as cefaleias? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.