O QUE É?

A doença de Paget do osso é uma enfermidade benigna e sistêmica, que altera a velocidade do metabolismo ósseo. Nos portadores dessa doença, a composição e a formação dos ossos aumentam, gerando ossos mais espessos, mas ao mesmo tempo mais fracos que o normal. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, não há causas conhecidas para a doença de Paget do osso, mas alguns fatores hereditários ou ambientais podem facilitar seu desenvolvimento. Embora possa afetar qualquer osso, a doença de Paget é diagnosticada mais facilmente nos ossos da pelve, fêmur, crânio, tíbia, as vértebras, a clavícula e o úmero.

SINTOMAS

A doença de Paget do osso, em geral, é assintomática (ou seja, não apresenta sintomas), mas alguns pacientes podem apresentar uma dor óssea profunda, latejante e grave, piorando durante a noite. O neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica ainda que o crescimento anormal dos ossos podem comprimir os nervos, causando muita dor, ou tornando as articulações rígidas e doloridas.

Além destes sintomas, a doença de Paget do osso pode provocar perda auditiva e tontura, por causa do crescimento dos ossos do ouvido médio, dores de cabeça (reflexo do crescimento dos ossos do crânio, que pressionam os nervos), dormência, fraqueza, formigamento e, em alguns casos, paralisia, provocada pela compressão dos ossos da coluna vertebral aos nervos.

INDICAÇÃO

O tratamento da doença de Paget do osso é feito apenas quando os sintomas da enfermidade causam desconforto ou complicações como perda auditiva, compressão neural, osteoartrite e deformidades. O uso de analgésicos ajuda a diminuir as dores provocadas pelo crescimento ósseo desenfreado.

PROCEDIMENTO

Em alguns casos, o tratamento da doença de Paget do osso é realizado através de uma cirurgia, que busca reduzir os danos causados pelo aumento desorganizado no tamanho dos ossos sobre a estrutura neurológica afetada, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento da doença de Paget do osso, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral, do crânio e dos nervos periféricos. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a doença de Paget do osso? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA