A discografia intervertebral é um exame de raio-x utilizado para estudar a arquitetura do disco e determinar se o disco estudado é a causa da dor espinhal crônica, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Durante o procedimento, é injetado contraste radiográfico na região, que permite uma avaliação completa da região inflamada.
Por se tratar de um exame diagnóstico, a discografia intervertebral possibilita a análise dos danos causados por doenças degenerativas ao disco intervertebral, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. O teste permite, ainda, identificar se um disco da coluna vertebral é a causa da dor apesar dos exames de imagem (ressonância ou tomografia) serem normais ou, ainda, ajuda a distinguir uma hérnia discal recorrente de um tecido cicatricial.
A realização da discografia intervertebral é indicada também para ajudar a identificar quais níveis devem ser fusionados (antes da artrodese). Nos doentes já submetidos à fusão da coluna, ajuda a determinar se os níveis acima e abaixo da fusão estão causando dor persistente.
A aplicação da discografia intervertebral é realizada através da inserção de uma agulha tipo 22 gauge no disco para introduzir contraste no centro do disco, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, orientado e direcionado por exame de imagem durante o procedimento (radioscopia ou tomografia). Por se tratar de um procedimento pouco invasivo, o exame pode ser realizado em um hospital ou em um ambulatório. Ainda segundo o especialista, o paciente receberá sedação durante a duração do exame, para diminuir o desconforto provocado pela utilização da agulha. Após a realização da punção, a recomendação é de que o paciente faça repouso por 24 horas para reduzir possíveis desconfortos e beba bastante líquido, para retirar o contraste de seu organismo.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Como parte da aplicação discografia intervertebral e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: http://gustavopinheiro.net/pw/tecnicas-cirurgicas.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de discografia intervertebral? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.