Os defeitos do tubo neural, conhecidos também como “espinha bífida” são causados quando o tubo neural (estrutura que forma o eixo central do sistema nervoso na cabeça e na coluna vertebral do feto) se fecham de forma incompleta. Esse fechamento incompleto deixa uma abertura óssea onde o tubo neural é protegido apenas por uma fina camada de pele.
A ocorrência dos defeitos do tubo neural não apresentam sintomas, porém podem prejudicar o desenvolvimento do feto, conforme alerta o médico de coluna Dr. Paulo Linhares Lima Filho. Quando o não fechamento ocorre na extremidade inferior do tubo neural, o bebê pode apresentar anencefalia (ausência da calota craniana acima da linha dos olhos) e encefalocele (defeitos na formação da calota craniana). Já quando não ocorre o fechamento correto da extremidade superior do tubo neural são registradas malformações na coluna vertebral e lesões neurológicas.
O tratamento para os fetos diagnosticados como portadores de defeitos do tubo neural varia de acordo com o tipo de defeito apresentado. Em casos de falhas moderadas, como algumas variações de espinha bífida, o tratamento é realizado sem a necessidade do uso de procedimentos invasivos. Já para os casos mais graves, o médico de coluna Dr. Paulo Linhares Lima Filho destaca a necessidade da realização de cirurgias complexas. Fetos diagnosticados com anencefalia originária de defeitos do tubo neural não podem ser tratados, pois muitos sobrevivem apenas poucas horas após o parto.
A correção dos defeitos do tubo neural é feita com a realização de cirurgias intrauterinas onde o tubo é fechamento, permitindo que o feto se desenvolva adequadamente e não ocorram sequelas. Caso a cirurgia possa ser realizada apenas no momento do parto, há o risco de que a criança tenha algum problema de desenvolvimento, como leve retardo mental, paralisia dos membros inferiores ou dificuldades motoras. Para tornar o procedimento mais eficaz e menos arriscado tanto para mãe quanto para o feto podem ser utilizadas técnicas de videoscopia, diminuindo o impacto das incisões e agilizando a recuperação de mãe e filho mas, sobretudo, do bebê.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Acompanhe no subgrupo ”coluna e medula” as cirurgias relacionadas para a correção dos defeitos do tubo neural, como as técnicas que tornam possível o fechamento destas estruturas, garantindo o desenvolvimento saudável do feto e impedindo a ocorrência de lesões medulares.
Realizou exames clínicos e de imagem e está insegura com os resultados? Gostaria de uma segunda opinião sobre o melhor tratamento para os defeitos do tubo neural? Clique nesse link, preencha seus dados e agende uma consulta. O médico de coluna Dr. Paulo Linhares Lima Filho poderá solicitar mais testes e avaliar o histórico clínico para um diagnóstico mais completo.