A cranioplastia é uma cirurgia realizada para reparar defeitos ósseos causados no crânio por operações anteriores, lesões ou, ainda, defeitos congênitos.

Por não se tratar de uma enfermidade, e sim de um procedimento corretivo, o neurocirurgião Dr. Paulo Linhares Lima Filho explica que a cranioplastia não possui sintomas associado, mas os defeitos apresentados pelos pacientes que se candidatam à cirurgia podem apresentar desconfortos relacionados ao defeito no crânio, como exposição do cérebro a possíveis lesões. Alguns podem se queixar ainda de algumas dores provocadas por outras intervenções na região.

Esse procedimento é realizado pelas seguintes razões: para proteger o cérebro de possíveis lesões, melhorar a função neurológica, a estética de alguns pacientes ou, ainda, diminuir as dores de cabeça causadas por cirurgias anteriores.

A cranioplastia é realizada com o emprego de duas técnicas: métodos análogos, que utilizam enxertos de ossos retirados do próprio corpo do paciente (como da bacia, crânio ou costelas) ou, ainda, métodos heterólogos, que empregam materiais externos ao corpo, como placas de titânio.

Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Linhares Lima Filho, a utilização de cada uma destas técnicas varia de acordo com o perfil do paciente. Por exemplo, em crianças menores de sete ano, o tipo de enxerto utilizado é o produzido com ossos de seu próprio corpo.

Já em adultos são empregados materiais externos ao corpo, como as placas de titânio, quando as lesões são muito extensas, não podendo ser corrigidas com o emprego de ossos do próprio corpo do doador.

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.

Como parte do tratamento das lesões de crânio, sequelas de operações e malformações congênitas, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de cranioplastia. Estas operações têm como objetivo proteger o cérebro de possíveis lesões e amenizar dores causadas por operações anteriores, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: http://gustavopinheiro.net/pw/cranio.

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas capazes de reconstruir até as lesões mais graves. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre as cirurgias de cranioplastia? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal