A compressão do ramo profundo do nervo radial, conhecido também como nervo interósseo posterior, ocorre quando este nervo é comprimido em qualquer parte de sua extensão, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. O nervo interósseo posterior se origina no nervo radial, e tem como função fornecer sensibilidade aos punhos e ao músculo supinador.
Os pacientes diagnosticados com compressão do ramo profundo do nervo radial costumam apresentar dor. Dor nos músculos do antebraço, podendo também doer nos músculos do braço. Sintomas tipo dormência não são frequentes. Pode acontecer fraqueza muscular dos dedos.
O tratamento da compressão do ramo profundo do nervo radial varia de acordo com o grau da enfermidade, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Em casos moderados, a recomendação é do uso de analgésicos, que sejam evitadas tarefas que exijam muita força física nestes nervos e a imobilização da região do punho durante o período noturno.
Quando o uso de medicamento e as terapias alternativas não trazem o alívio esperado, pode ser necessária a realização de cirurgia para corrigir a compressão do ramo profundo do nervo radial (nervo interósseo posterior), explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Dentre as técnicas utilizadas está a descompressão do nervo. A abordagem cirúrgica pode ser anterior ou posterior, a depender do exame clínico e da eletroneuromiografia. No pós operatório deve ser incentivado a mobilização precoce e fisioterapia.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o procedimento de discografia intervertebral? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.