De extensão muito pequena, esse nervo passa sobre a coxa e é responsável por fornecer a sensibilidade na região localizada à frente e ao lado da coxa.
Ainda segundo o especialista, a Meralgia Parestésica é uma enfermidade relativamente comum, surgindo com mais frequência em pessoas obesas, mulheres grávidas, uso de roupas apertadas e, ainda, em atletas.
Os pacientes diagnosticados com compressão do nervo cutâneo femoral lateral costumam se queixar de sintomas como dormência, formigamento, queimação, frio e dores na região da coxa.
Algumas pessoas relatam ainda redução da sensibilidade ou, ainda, hipersensibilidade ao tocar a região afetada pela doença.
O tratamento da compressão do nervo cutâneo femoral lateral varia de acordo com a intensidade dos sintomas e do avanço da doença, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Inicialmente, a recomendação dada é para a prática de fisioterapia, acupuntura, redução de peso (no caso de pacientes obesos) ou, ainda, o uso de roupas que não apertem a região da coxa.
Já para os pacientes que apresentem sintomas brandos, pode ser recomendado também a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.
Quando estas práticas não trazem o alívio esperado, pode ser necessária a realização de cirurgia para corrigir a compressão do nervo cutâneo femoral lateral, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Dentre as técnicas utilizadas estão os bloqueios utilizando analgésicos ou ainda as radiofrequências pulsadas aplicadas no nervo cutâneo da coxa, tratamentos minimamente invasivos que ajudam a controlar as dores.
Outra técnica utilizada para a correção do problema é a descompressão do nervo, realizada via neurólise.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Como parte do tratamento da compressão do nervo cutâneo femoral lateral e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de nervos. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: http://gustavopinheiro.net/pw/coluna-e-medula/.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre compressão do nervo cutâneo femoral lateral? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.