O QUE É?

A coccidínia é uma dor no cóccix (o último osso da base da coluna vertebral) e aparece geralmente quando o paciente se senta. As crises de coccidínia podem variar de leve a graves e podem impedir uma pessoa de ficar sentada por muito tempo sem procurar uma posição que diminua o desconforto causado pela enfermidade. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, a coccidínia pode ser provocada por distensão dos músculos e ligamentos que apoiam o cóccix durante o parto, traumas no cóccix provocados por acidentes e deslocamento/luxação do osso do cóccix por má-postura ou exercícios intensos, como ciclismo ou remo. A enfermidade pode afetar com mais frequências as mulheres, por causa das associações com o parto. Crianças também podem desenvolver a coccidínia.

SINTOMAS

O principal sintoma da coccidínia são dores intensas, principalmente quando o paciente se senta ou quando levanta, depois de passar muito tempo sentado. O desconforto pode ser tamanho que sentar-se ou permanecer na mesma posição pode ser muito complicado, gerando complicações ao portador da enfermidade.

INDICAÇÃO

O tratamento da coccidínia envolve a ingestão de analgésicos como o ibuprofeno, por exemplo. Em casos de dores mais intensas, pode ser necessário o uso de infiltrações com corticóide. Além disso, pode ser recomendada a adoção de terapias de manipulação da coluna vertebral, como fisioterapia, osteopatia e quiropraxia.

PROCEDIMENTO

Quando os tratamentos não invasivos e o uso dos medicamentos não trazem o resultado esperado, a realização de uma cirurgia pode ser necessária, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Neste procedimento, o cóccix é removido cirurgicamente, em uma operação de coccigectomia.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento da coccidínia, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a coccidínia? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA