São lesões encontradas na medula espinhal. Essas lesões costumam estar cheias de líquido espinhal. Em casos raros esse tipo de cisto se desenvolve no sistema nervoso central. Os pacientes diagnosticados com cistos neuroentéricos costumam ser, em sua maioria, jovens do sexo masculino.

Os portadores de cistos neuroentéricos relatam evoluções progressivas dos sintomas apresentados à medida que a lesão cresce em seus corpos. A principal queixa é de dor na região torácica, que vai aumentando até se tornar insuportável. Essas dores costumam virem acompanhadas de náuseas, vômitos, sudorese intensa e fraqueza nos membros inferiores. Alguns pacientes relatam também intensas dores de cabeça e reflexos enfraquecidos.

Para o tratamento dos cistos neuroentéricos, o tratamento mais recomendado é a cirurgia para retirada das lesões e combate aos sintomas causados por seu desenvolvimento, sobretudo as dores, que prejudicam a qualidade de vida e impedem a realização das tarefas mais simples do dia-a-dia. O procedimento pode ser mais ou menos invasivo, variando de acordo com a gravidade do cisto.

A retirada dos cistos neuroentéricos é realizada através de cirurgia da coluna vertebral. No procedimento, o especialista retira o líquido armazenado na lesão, reduzindo os efeitos colaterais causados pelo cisto e, posteriormente, ele é removido do corpo do paciente. Em cirurgias menos invasivas, o especialista pode utilizar técnicas à base de videoendoscopia, para acelerar a recuperação do doente. Também podem ser empregados pequenos cortes na região da medula espinhal, sem qualquer dano aos nervos.

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.

Conheça as cirurgias relacionadas para o tratamento dos cistos aracnóides no subgrupo “crânio”, como a craniotomia ou outras operações que ajudem a controlar a doença ou diminuir seus sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Todos os procedimentos realizados no crânio pelo especialista estão listadas neste link: http://gustavopinheiro.net/pw/cranio.

Você gostaria de ter mais informações ou agendar uma conversa com o Dr. Paulo Linhares Lima Filho para tratar esta ou outra enfermidade neurológica? Clique no link http://gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento, preencha seus dados e agende sua consulta. O especialista avaliará seu histórico clínico, poderá solicitar exames físicos ou exames complementares para entender qual a sua enfermidade e ajudar no tratamento da doença.

Tumores Da Medula Espinhal