Em casos sintomáticos, os portadores de um cisto meníngeo espinhal podem se queixar dos seguintes sintomas: dores na região lombar e pélvica, que se espalham para as nádegas e membros inferiores, fraqueza muscular, dificuldades de locomoção, travamento involuntário da coluna, dor ao respirar e/ou tossir. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, em casos graves, a doença pode causar incontinência urinária e fecal, sensação de queimação no cóccix, dor nos órgãos sexuais e região abdominal, náuseas e dores de cabeça, reflexo do aumento da pressão do líquido medular.
O tratamento do cisto meníngeo espinhal combina o uso de medicamentos, para o alívio das dores e diminuição da inflamação na região, e terapias alternativas, para melhorar a qualidade de vida do paciente, como alongamentos, fortalecimento muscular, tração eletrônica para descompressão e terapia crânio-sacral. Estas terapias envolvem o acompanhamento de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Quando o tratamento do cisto meníngeo espinhal não responde às técnicas não invasivas é recomendada a realização de uma cirurgia, conforme explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. O procedimento, no entanto, causará alívio nas dores causadas pela enfermidade.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.
Como parte do tratamento do cisto meníngeo espinhal, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida praticamente normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o cisto meníngeo espinhal? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.