O QUE É?

A cervicalgia é uma dor localizada na coluna cervical. A cervicalgia pode ser crônica (quando um episódio de crise dura semanas) ou aguda (as crises duram alguns dias). A forma mais comum de cervicalgia é o torcicolo (espasmo muscular). Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, a cervicalgia é uma doença relativamente comum, e afeta mais mulheres do que homens. A doença pode ser causada por dor muscular ou desgaste das articulações (artrose), por traumatismos cervicais (fraturas ou luxações) ou, ainda, ser provocada por uma degeneração dos discos intervertebrais também conhecido por discopatias (hérnias ou protusões discais).

SINTOMAS

Os portadores de cervicalgia apresentam os seguintes sintomas: dor na nuca que se irradia para os ombros ou braços, rigidez na nuca, desconforto ao mover a cabeça, dores de cabeça, tonturas, formigamento no pescoço, sensação de “areia” entre as vértebras e fraqueza no ombro e braço.

INDICAÇÃO

O paciente diagnosticado com cervicalgia tem, em geral, um tratamento a depender da gravidade e do tipo de sua enfermidade, considerando que existem diversos tipos de cervicalgia. Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, alguns dos tratamentos possíveis são: medicamentosos [com anti-inflamatórios (ex. diclofenaco, voltaren); anti-depressivos (ex. amitriptilina, duloxetina); neurolépticos; miorelaxantes; anti-convulsivantes] , reabilitação (fisioterapia, pilates, RPG), acunpuntura, colar cervical, dentre outros.

Para aliviar as dores o especialista pode, ainda, realizar procedimentos minimamente invasivos.

PROCEDIMENTO

Quando a cervicalgia se agrava causando déficit neurológico (mielopatia), dores intratáveis, tumores ou fraturas instáveis, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho recomenda a realização de cirurgias da coluna cervical. O procedimento utilizado irá variar de acordo com a enfermidade apresentada, e poderá ser combinado com dicas de postura.

MÉDICO

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

CIRURGIAS RELACIONADAS

Como parte do tratamento da cervicalgia, e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias da coluna vertebral. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente retorne com sua vida ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

CONTATO

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre a cervicalgia? Clique neste link e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal

AGENDAR CONSULTA