A cefaléia por estímulo frio é uma dor desencadeada quando a cabeça é exposta a uma temperatura menor que zero grau, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Essa enfermidade se manifesta por dores bilaterais contínuas, que variam de intensidade e desaparecem quando o paciente sai do ambiente frio ou se aquece.
A cefaléia por estímulo frio atinge pessoas dos dois sexos e de diferentes faixas etárias, incluindo crianças e idosos. As crises de cefaléia por estímulo frio não enviam sinais de que os episódios de dor irão ocorrer.
Os pacientes que apresentam um quadro de cefaléia por estímulo frio apresentam dores que variam de moderada a intensa, de curta duração, e que podem afetar toda a cabeça, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Em geral, esses sintomas desaparecem rapidamente, porém pode ser necessária a utilização de medicamentos fortes para combater os sintomas apresentados.
O tratamento inicial para os pacientes diagnosticados com cefaléia por estímulo frio envolve a utilização de medicamentos, como neuromoduladores, analgésicos, ou betabloqueadores, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
A mudança de alguns hábitos e o controle dos alimentos ingeridos também pode ser favorável no tratamento da doença.
Quando o tratamento com a utilização de medicamentos não traz o resultado desejado, pode ser necessária a realização de acupuntura, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre cefaléia por estímulo frio? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.