A cefaléia hípnica, conhecida também como cefaléia do despertador, acontece em geral durante o período da madrugada e é caracterizada por episódios em que a dor causada vai de fraca a moderada, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Essas dores costumam acordar o paciente.
O especialista explica ainda que as crises desencadeadas por episódios de cefaléia hípnica duram de 15 a 180 minutos, e afetam os dois lados da cabeça. As crises podem ocorrer, em média, até 15 vezes ao mês, e costumam afetar pessoas com mais de 50 anos.
Os pacientes diagnosticados com cefaléia hípnica apresentam, além das dores características da doença, náusea, aversão à luz ou, ainda, aversão ao barulho, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
O tratamento inicial daqueles que desenvolvem o quadro de cefaléia hípnica envolve a utilização de medicamentos como cafeína (ingerida antes de deitar), melatonina, indometacina ou, ainda, lítio.
Outras medidas, como mudança nos hábitos alimentares, preferir ambientes tranquilos e com pouca luminosidade antes de dormir, além da prática de exercícios leves podem ter impactos positivos como tratamentos iniciais para o alívio dos sintomas apresentados pela doença.
Porém, quando o tratamento com a utilização de medicamentos ou o uso de outras terapias não traz o resultado desejado, pode ser necessária a realização de acupuntura, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre cefaléia hípnica? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.