A cefaléia atribuída à hipertensão intracraniana idiopática, também conhecida como pseudotumor cerebral, é uma condição onde a pressão intracraniana aumenta sem que ocorra qualquer evento interno, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
O especialista explica ainda que a doença ocorre com mais frequência em mulheres, com quadro de obesidade, que façam uso regular de pílulas anticoncepcionais ou apresentem concentrações em excesso de vitamina A no organismo.
Segundo o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, os pacientes diagnosticados com cefaléia atribuída à hipertensão intracraniana idiopática apresentam os seguintes sintomas: apagões visuais, perda da acuidade visual e sensação de pulsação nos olhos, além de fortes dores de cabeça.
Caso não tratada, a hipertensão intracraniana pode levar à perda de visão irreversível, além de colocar a vida do paciente em risco e causar outras sequelas que podem prejudicar sua qualidade de vida.
O tratamento indicado para os pacientes diagnosticados com cefaléia atribuída à hipertensão intracraniana idiopática envolve, em um primeiro momento, a utilização de medicamentos para controlar a evolução da doença, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Outra recomendação para o enfretamento da doença é de que os pacientes com sobrepeso iniciem procedimentos para redução do volume de peso corporal.
Além do uso de medicamentos, pode ser recomendada a realização de procedimentos cirúrgicos, como punções, para o alivio da pressão intracraniana, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Caso haja intensa perda de visão, o especialista recomenda ainda a realização de cirurgia para conter o avanço da enfermidade e impedir a ocorrência de cegueira, uma dessas cirurgias é a derivação lombo-peritoneal, onde o líquido produzido na cabeça é drenado para o abdomen.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre cefaléia atribuída a hipertensão intracraniana idiopática? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.