A cefaléia atribuída a arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal, é uma doença inflamatória cujas causas são desconhecidas e que afeta quase que exclusivamente os vasos sanguíneos extracranianos, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Essa enfermidade costuma se desenvolver com mais frequência em pessoas entre os 50 e 70 anos, em sua maioria do sexo feminino.
Os portadores de cefaléia atribuída a arterite de células gigantes costumam se queixar de dores intensas e unilaterais, que atingem apenas um lado da cabeça, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Essas dores podem ser contínuas ou ocorrer em forma de pontadas e, ao mais simples exame físico, pode-se perceber o endurecimento da artéria temporal.
Além das dores de cabeça, o especialista explica que os pacientes diagnosticados com essa enfermidade apresentam outros sintomas, como febre baixa recorrente, fadiga e sintomas depressivos, além de dor na mandíbula no momento da mastigação.
O tratamento inicial dos pacientes com cefaléia atribuída a arterites de células gigantes é feito com o uso de corticoides, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Para o diagnóstico preciso da cefaléia atribuída a arterite de células gigantes é necessária a realização de uma biópsia da artéria, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.
Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre cefaléia atribuída a arterite de células gigantes? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.