A cefaléia atribuída a acidente isquêmico transitório é uma dor de cabeça que acontece após o entupimento de uma determinada artéria cerebral, por um determinado período de tempo, com déficit neurológico, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Os acidentes isquêmicos transitórios, causadores desse tipo de cefaléia, podem ser provocados por acúmulo de colesterol nas paredes das artérias (arterosclerose), pressão arterial elevada, diabetes, infartos, ritmos cardíacos anormais, acúmulos de bactérias, inflamações nos vasos sanguíneos ou, ainda, lesões na cabeça e no pescoço.

Os pacientes diagnosticados com cefaléia atribuída a acidente isquêmico transitório se queixam de dores frequentes, que costumam afetar os dois lados da cabeça, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Estes episódios podem ser diários ou intercalados, e apresentar intensidade leve a moderada.

Além das dores, alguns pacientes podem apresentar outros sintomas, reflexo do acidente isquêmico transitório, como paralisia em um lado do corpo, dificuldades na fala, perda de visão ou audição, desequilíbrios, quedas ou desmaios.

Para o tratamento da cefaléia atribuída a acidente isquêmico transitório, a recomendação é de que seja combatido, inicialmente, a enfermidade causadora destas dores, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho, além do uso de analgésicos para diminuição da intensidade das crises de cefaléia.

Contudo, quando os medicamentos empregados não apresentam os resultados esperados, o especialista alerta para a necessidade da realização de cirurgia

No caso da cefaléia atribuída a acidente isquêmico transitório, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica que são realizados procedimentos pouco invasivos para a desobstrução das artérias, restabelecendo a circulação de sangue e diminuindo os sintomas e efeitos colaterais da enfermidade.

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.

Como parte do tratamento da cefaléia atribuída a acidente isquêmico transitório e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos. Para conferir as cirurgias realizadas e as enfermidades atendidas pelo médico, confira este link: https://gustavopinheiro.net/pw/cranio.

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre cefaléia atribuída a acidente isquêmico transitório? Clique neste link (gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento) e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Tumores Da Medula Espinhal