Seja em casa, no trabalho ou mesmo nos momentos de lazer, estamos sempre expostos a situações que colocam nossa saúde em risco. Varrer, cozinhar, organizar ou até mesmo assistir televisão são algumas das atividades que frequentemente causam problemas e dores lombares e na coluna que se dão pela falta de atenção ao realizar esses movimentos.

As dores lombares e na coluna são muito comuns na população e são responsáveis por uma considerável diminuição da qualidade de vida do indivíduo, uma vez que atividades rotineiras simples e profissionais muitas vezes são prejudicadas.

Algumas dicas podem ajudar a minimizar o sofrimento causado pela dor e são alternativas para evitar uma possível cirurgia:

  1. Trabalhar em escritórios: Coloque o computador ao nível dos olhos para não ter de se inclinar constantemente e procure fazer pausas regulares para evitar estar sentado sempre na mesma posição. Tenha atenção à forma como se senta, buscando manter a postura direita.
  2. Postura corporal para dormir: Procure um colchão confortável e ideal para o seu peso. Cuidado especial também deve ser dado ao travesseiro, que deve permitir que a coluna fique alinhada. O ideal é aquele que preenche o vão deixado entre a cabeça e o ombro.
  3. Mantenha um peso corporal saudável: O peso extra, particularmente quando concentrado na região abdominal, muda o centro de gravidade do corpo, deslocando-o para frente e realizando uma tensão desnecessária sobre os músculos das costas. Por outro lado, a magreza extrema, que pode ser acompanhada por baixa massa óssea, também coloca o paciente em risco de desenvolver osteoporose. É importante manter o equilíbrio.
  4. Reduza o estresse: A resposta do organismo ao estresse pode ser dada pela tensão muscular nas costas, que pode causar espasmos dolorosos. É importante reduzir o estresse tanto quanto possível, seja aprendendo técnicas de relaxamento ou praticando exercícios e alongamentos regularmente.
  5. Evite o vício de fumar: Mesmo que aparentemente o cigarro não tenha nenhuma influência, o hábito de fumar induz os frequentes casos de dor lombar. As substâncias que compõem o tabaco reduzem o fluxo sanguíneo para a coluna vertebral e vão degenerando os discos vertebrais.
  6. Cuidado ao carregar pesos: Fique atento a quantidade de objetos a ser carregado e em mochilas, prefira colocar uma alça em cada ombro. Se a bolsa é do tipo que se carrega de lado, lembre-se de alternar sua posição e prefira carregar no antebraço do que nos braços.
  7. Busque a orientação de um especialista: O diagnóstico preciso é fundamental para tratar qualquer dor de forma efetiva. Evite se automedicar ao sentir desconforto nas costas pois, por menor que seja, a dor pode ser reflexo de uma lesão grave e o medicamento, ao aliviar a dor, pode mascarar a verdadeira causa do problema.

Se possui alguma dúvida ou está sofrendo com dores, não hesite em agendar uma consulta para que juntos, possamos encontrar a melhor solução para o seu problema.

By |Published On: 08/12/2020|Categories: blog|Tags: , , , , , |