É difícil encontrar alguém que não tenha sofrido pelo menos uma vez na vida por conta de uma dor de cabeça. A dor é um sintoma comum, que normalmente está relacionado com febre ou excesso de estresse, mas que pode ter outras causas, surgindo em qualquer parte da cabeça, desde a testa até à nuca e do lado esquerdo até ao lado direito.
Entretanto, mesmo sendo muito comum, não significa que a dor pode ser considerada normal. Ela deve ser diagnosticada corretamente e tratada, podendo muitas vezes ser prevenida e, em alguns casos, investigada.

Esse problema pode ser classificado em primárias e secundárias. Ao primeiro grupo pertencem as dores de cabeça que indicam, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma, como no caso da cefaleia tensional e da enxaqueca. E as secundárias são aquelas que ocorrem por decorrência de outras doenças, como por exemplo infecções bacterianas e virais, como é o caso da sinusite.

Dores de cabeça que aparecem subitamente com forte intensidade, que melhoravam com analgésicos e que passam a não melhorar, acordam a pessoa durante o sono devido à forte intensidade, também são exemplos de sinais de alerta para problemas mais graves.

É importante ressaltar que alguns medicamentos são úteis para interromper uma crise de dor, mas quando consumidos em excesso ou por muito tempo podem levar a complicações, inclusive no agravamento dos sintomas, tornando-a um problema crônico diário.

Mesmo as dores de cabeça consideradas comuns podem interferir na qualidade de vida das pessoas. Por isso é necessário um tratamento efetivo e cuidados como a prática de exercícios e alimentação equilibrada para não prejudicar as atividades diárias. O tratamento destes tipos de dores de cabeça é decidido, primeiramente, a partir do diagnóstico correto.

Por isso, não espere muito para agendar uma consulta. Estamos com total disponibilidade para atender você e ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.

By |Published On: 08/12/2020|Categories: blog|Tags: , , , , , , |