As anomalias do desenvolvimento craniofacial são malformações surgidas durante o período embrionário, e podem afetar aspectos físicos, psicológicos ou emocionais do indivíduo. Dentre as anomalias conhecidas, a mais verificada é a fenda orofacial (fendas labiais ou palatinas – no céu da boca).

Os sintomas apresentados por portadores de anomalias do desenvolvimento craniofacial variam de acordo com a malformação apresentada. No caso dos portadores de fenda palatinas a alimentação pode ser prejudicada, assim como o desenvolvimento da fala. Já para crianças portadoras de malformações no ouvido há prejuízo da audição e no aprendizado (quando a malformação é grave).

Por se tratarem de malformações congênitas, as anomalias do desenvolvimento craniofacial são tratadas apenas com o emprego de cirurgias corretivas, conforme explica o médico neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. Em alguns casos, como nas fendas palatinas, podem ser empregados métodos alternativos para diminuir o desconforto do paciente antes do procedimento cirúrgico.

As cirurgias realizadas para a correção das anomalias do desenvolvimento craniofacial variam de acordo com o tipo de malformação apresentado pelo paciente. O médico neurocirurgião, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho explica que, para as fendas labiais, malformações mais comuns, podem ser realizadas duas cirurgias corretivas: uma entre os três e seis meses e outra quando a criança atinge a faixa dos quinze aos dezoito meses. Já as malformações no canal auditivo são corrigidas com a reconstrução do canal auditivo externo ou da membrana que recobre o tímpano, devolvendo a audição ao paciente.

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle. Caso deseje conferir o currículo completo do especialista, clique aqui: http://gustavopinheiro.net/pw/dr-paulo-wagner.

Conheça as cirurgias relacionadas para o tratamento dos cistos aracnóides no subgrupo “crânio”, como a craniotomia ou outras operações que ajudem a controlar a doença ou diminuir seus sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Todos os procedimentos realizados no crânio pelo especialista estão listadas neste link: http://gustavopinheiro.net/pw/cranio.

Você gostaria de ter mais informações ou agendar uma conversa com o Dr. Paulo Linhares Lima Filho para tratar esta ou outra enfermidade neurológica? Clique no link http://gustavopinheiro.net/pw/pre-agendamento, preencha seus dados e agende sua consulta. O especialista avaliará seu histórico clínico, poderá solicitar exames físicos ou exames complementares para entender qual a sua enfermidade e ajudar no tratamento da doença.

Tumores Da Medula Espinhal