COMORBIDADE, EPILEPSIA E CEFALÉIA NA MULHER

Comorbidades entre epilepsia e cefaléia são comuns em mulheres acima de 50 anos. O tratamento inclui medicamentos e técnicas como toxina botulínica. Agende sua consulta com Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

A relação entre comorbidade, epilepsia e cefaléia na mulher ocorre, com mais frequência, em pacientes do sexo feminino que apresentem quadros de epilepsia com mais de 50 anos, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Nas mulheres diagnosticadas com epilepsia e que sofram crises de cefaléia, os sintomas costumam variar de acordo com a enfermidade que tiver desencadeado o episódio, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Quando a paciente sofre uma crise de cefaléia, por exemplo, os sintomas apresentados são de dor em um dos lados da cabeça, enjoos, visão turva e sensibilidade à luz ou ao som excessivo.

Já quando o quadro é de epilepsia, a paciente apresenta fadiga, desmaios e espasmos musculares em todo o corpo.

O tratamento das comorbidades associadas à epilepsia e a cefaléia na mulher envolve o combate às crises das duas doenças, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Em um primeiro momento é recomendada a utilização de analgésicos ou, ainda, antidepressivos, quando houver o diagnóstico de quadros de depressão ou ansiedade associadas à dores de cabeça, concomitante à investigação das causas para a epilepsia.

Quando o uso de medicamentos ou até mesmo terapias alternativas não se mostra eficaz na redução das comorbidades associadas à epilepsia e cefaléia na mulher pode ser necessária a realização de procedimentos, explica o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.

Dentre as técnicas empregadas estão a aplicação de toxina botulínica, reduzindo a incidência de dores de cabeça ou enxaqueca.

Com especialização em neurocirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Dr. Paulo Wagner Linhares Filho vem se dedicando ao estudo das patologias raqui-medulares/coluna vertebral, dos nervos periféricos, tumores de crânio e de medula. O especialista possui ainda amplo conhecimento das técnicas para o tratamento de dores de difícil controle.

Como parte do tratamento das comorbidades associadas à epilepsia e cefaléia na mulher e também de sua própria especialização e estudos de pós-graduação, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de crânio. Estas operações têm como objetivo diminuir os sintomas causados pela doença, permitindo que o paciente tenha uma vida próxima ao normal. Para tornar a recuperação no período pós-operatório mais fácil, o especialista pode optar ainda pela realização de procedimentos pouco invasivos.

Especializado no tratamento de enfermidades que afetem a coluna vertebral, o crânio ou os nervos periféricos, o neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho utiliza técnicas modernas, seguras e precisas. Tem alguma dúvida sobre um possível diagnóstico ou gostaria de mais informações sobre o tratamento das comorbidades associadas à epilepsia e cefaléia na mulher? Clique no botão abaixo e agende sua consulta com o especialista. O neurocirurgião fará uma avaliação completa de seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, caso necessário, solicitará exames complementares para tornar o diagnóstico ainda mais preciso.

Clique no botão abaixo para agendar sua consulta:

Fale Conosco

Entre agora em contato e agende sua Consulta!

Segunda – Sexta-Feira: 08:00h – 17:00h