O QUE É?
A síndrome facetária, também conhecida como dor facetária, é uma condição que causa a inflamação das facetas articulares localizadas atrás das vértebras. Essa enfermidade é comum, principalmente entre pessoas mais idosas, e ocorre devido a inflamações, infecções e degeneração das vértebras. O desgaste dos discos vertebrais, que deixam de realizar a função de amortecimento, pode ser uma das causas da síndrome facetária.
SINTOMAS
Os sintomas da síndrome facetária variam conforme a localização das articulações afetadas e os nervos envolvidos. Quando a condição afeta a coluna cervical (pescoço), o paciente pode sentir dor localizada, dor que irradia para o dorso, dores de cabeça e dificuldades ao movimentar a cabeça.
Se a síndrome facetária afeta a coluna lombar (parte inferior das costas), os sintomas incluem dor nas costas, que pode irradiar das nádegas para os pés, dificultando o caminhar ou até o ato de ficar em pé.
INDICAÇÃO
O tratamento inicial para a síndrome facetária envolve técnicas não-cirúrgicas, como a correção da postura, mudança nas atividades cotidianas, exercícios diários, fisioterapia e o uso de medicamentos, incluindo anti-inflamatórios, esteróides ou analgésicos. O bloqueio facetário também pode ser indicado para o alívio da dor.
Quando esses tratamentos não são eficazes ou os sintomas pioram, a cirurgia pode ser necessária, conforme orientação do neurocirurgião Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho.
PROCEDIMENTO
Existem diversas opções de procedimentos cirúrgicos para tratar a síndrome facetária. A denervação facetária, por exemplo, utiliza radiofrequência para destruir os nervos das articulações afetadas, impedindo a transmissão da dor. Outro procedimento é a fusão espinhal (artrodese), que consiste na fusão de uma ou mais vértebras, evitando que elas se movam e causem mais dor.
MÉDICO
Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho é neurocirurgião especializado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e dedica-se ao estudo de patologias da coluna vertebral, nervos periféricos e tumores de crânio e medula. O especialista possui amplo conhecimento em técnicas de tratamento para dores de difícil controle.
CIRURGIAS RELACIONADAS
Além do tratamento da síndrome facetária, Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho realiza cirurgias de coluna para o tratamento de outras condições que afetam a coluna vertebral e os nervos periféricos. As cirurgias visam reduzir a gravidade das lesões e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. O especialista também recorre a procedimentos minimamente invasivos para facilitar a recuperação pós-operatória.
CONTATO
Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações sobre a síndrome facetária ou outros problemas relacionados à coluna vertebral, agende uma consulta com o Dr. Paulo Wagner Linhares Lima Filho. O neurocirurgião fará uma avaliação completa do seu caso, realizando exames físicos, consultando seu histórico clínico e, se necessário, solicitando exames complementares para um diagnóstico preciso.